Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014
publicado por JN em 19/11/14

IMG_5165.JPGNo fim-de-semana estiveram cá o Afonso Cruz, o Carlos Vaz Marques e o Eric Frattini, para a primeira edição de um novo módulo da feira do livro da Praia da Vitória, conhecida por Outono Vivo. A Câmara pediu-me ajuda e, ao verificar que imperava a boa vontade, em vez da partidarite do costume, comprimi a agenda.

Correu bem. Surpreendido, o Frattini suspirava: “Hoje, em Madrid, quarenta pessoas são um sucesso e nunca há perguntas.” Nós tivemos perguntas e gente. As sessões estavam cheias, a feira movimentada – e as manifestações de reconhecimento para com autores prolongaram-se. Repeti-lo-emos.

E, contudo, quanta pedra ainda por partir. Uns dias antes, perguntaram-me dos jornais: “As pessoas lêem mesmo ou só pretendem enfeitar estantes?” Depois, e ao longo das sessões, sucederam-se os lamentos. Os jovens não lêem. As mulheres querem é reality shows. Madraços de barba rija só pensam na PlayStation.

O Afonso ocupou-se do essencial: “Pelo contrário.” O mercado passa por uma contracção pontual mas, na generalidade, esta geração lê mais. Dizem-no os números: publicam-se mais livros, mais edições, mais exemplares. O pessimismo é injustificado.

Por mim, voltei à pergunta original: as pessoas lêem ou só querem forrar paredes? Pois talvez também queiram forrar paredes, mas só isso já será sinal de que sabem que o livro existe. Nem sempre foi assim. “E, já agora, digam-me lá: que mais bela decoração poderia ter uma parede do que um monte de livros?”

Muito trabalho pela frente. Oxalá fosse só nas ilhas, ou mesmo só na província.

Diário de Notícias, Novembro de 2014

comentar
| partilhar
Joel Neto


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e vive entre a freguesia rural da Terra Chã, na ilha Terceira, e a cidade de Lisboa. Publicou, entre outros, “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Banda Sonora Para Um Regresso a Casa” (crónicas, 2011) e “Os Sítios Sem Resposta” (romance, 2012). Está traduzido, editado e/ou representado em antologias em países como Inglaterra, Polónia, Brasil, Espanha e Itália. Jornalista de origem, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. Hoje, dedica-se sobretudo à crónica, ao diário e à crítica, que desenvolve a par da escrita de ficção. (saber mais)
Moradas
no facebook
pesquisar neste blog
 
livros de ficção

Os Sítios Sem Resposta
ROMANCE
Porto Editora
2012
Saber mais
Comprar aqui


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas"

CONTOS
Editorial Presença
2002
Saber mais
Comprar aqui


"O Terceiro Servo"
ROMANCE
Editorial Presença
2002
Saber mais
Comprar aqui
outros livros

Bíblia do Golfe
DIVULGAÇÃO
Prime Books
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Banda Sonora Para
Um Regresso a Casa

CRÓNICAS
Porto Editora
2011
Saber mais
Comprar aqui


"Crónica de Ouro
do Futebol Português"

OBRA COLECTIVA
Círculo de Leitores
2008
Saber mais
Comprar aqui


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)"

CRÓNICAS
Esfera dos Livros
2007
Saber mais
Comprar aqui


"José Mourinho, O Vencedor"
BIOGRAFIA
Publicações Dom Quixote
2004
Saber mais
Comprar aqui


"Al-Jazeera, Meu Amor"
CRÓNICAS
Editorial Prefácio
2003
Saber mais
Comprar aqui
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
tags
arquivos
links